La dimensión social de la cultura científica. Un caso ejemplar: Justus von Liebig.
ISSN: 1681-5653, 1022-6508
Año de publicación: 2012
Volumen: 58
Número: 1
Páginas: 135-149
Tipo: Artículo
Otras publicaciones en: Revista Iberoamericana de Educación
Resumen
O artigo que a seguir se apreenta aborda uma pequena parte da história da ciência que pretende exemplificar alguns dos aspectos que os estudos sociais da ciência podem pôr de manifesto, como a relevância dos elementos sociais e institucionais para uma melhor compreensão da complexidade de seu nascimento, desenvolvimento e mecanismos de funcionamento. Sobre a base desta perspectiva, que defende um novo modo de entender a relação entre ciência e cultura, será exposta uma conceptualização mais ampla de cultura científica que atenda à sua dimensão social. Isto é, não só os indivíduos podem aprender a relacionar-se com a ciência e a tecnologia através dos diferentes processos e macanismos dos quais dispõem, senão também as sociedades e suas instituições. Para a justificação desta hipótese, abordaremos uma perspectiva sociológica mais ampla que atenda à ciencia e à tecnologia como atividades sociais, cujo processo de desenvolvimento e de dinâmica se desenvolvem necessariamente no contexto social, e cujo ordenamento interior se comporta como uma verdadeira subcultura, a científica. Um caso exemplar que permite entender a evolução da ciência e sua constituição na atividade social que é hoje, é o do químico alemão Justus von Liebig e sua contribuição no campo da educação científica.
Referencias bibliográficas
- aGazzi, Massimo (1996). el bien, el mal y la ciencia. Madrid: tecnos.
- aLbornoz, Mario, VaCCarezza, Leonardo, López Cerezo, José Antonio, Fazio, María eugenia, poLino, Carmelo (2003). Proyecto «Indicadores iberoamericanos de percepción pública, cultura científica y participación ciudadana. Informe final». Buenos Aires: oei/ Red iberoamericana de indicadores de Ciencia y tecnología (riCyt) Programa Cyted.
- barnes, Barry (1987). Sobre ciencia. Barcelona: Labor.
- bernaL, John Desmond (1964). Historia social de la ciencia. Barcelona: Península.
- brand, Charles J. (1941). «A Modern Visit to Liebig´s Laboratory». Journal of chemical education, vol. 18, n.º 5, pp. 221-23.
- Cámara Hurtado, María Montaña y López Cerezo, José Antonio (2007). «Dimensiones de la cultura científica», en FundaCión españoLa para La CienCia y La teCnoLoGía (FeCyt), Percepción social de la ciencia y la tecnología en españa, 2006, pp. 3964. Madrid: FeCyt. Disponible en: www.fecyt.es/fecyt/docs/tmp/345032001.pdf.
- eLena díaz, Alberto (1989). a hombros de gigantes: estudios sobre la primera revolución científica. Madrid: Alianza.
- FranCés Causapé, María del Carmen (2003). Justus von Liebig: Un docente en Química Orgánica y su influencia en la farmacia española. Madrid: Alianza.
- Fruton, Joseph S. (1990). contrasts in Scientific Style. research Groups in the chemical and biochemical Sciences. Filadelfia, ma: American Philosophical Society.
- Godin, Benoit y GinGras, Yves (2000). «What is Scientific and technological Culture and How is it Measured. A Multidimensional Model». Public Understanding of Science, vol. 9, n.º 1, pp. 43-58.
- KaFKa, Protágoras (2004). Diccionario de biografías. México, dF: Porrúa.
- Latour, Bruno (1991). nunca hemos sido modernos. Madrid, dF: Debate.
- LoCKemann, George (1960). Historia de la Química, tomo i-ii. México, dF: Hispanoamericana.
- López Cerezo, José Antonio y Cámara Hurtado, María Montaña (2005). «Apropiación social de la ciencia», en FundaCión españoLa para La CienCia y La teCnoLoGía (FeCyt), Percepción social de la ciencia y la tecnología en españa2004, pp. 31-57. Madrid: FeCyt. Disponible en: http://icono.publicaciones.fecyt.es/contenido.asp?dir=05) Publi/AA)Percepcion.
- — (2009). «La cultura científica en españa», en María José arias-saLGado robsy (coord.), el español, lengua para la ciencia y la tecnología: presente y perspectivas de futuro. instituto Cervantes, pp. 17-40.
- merton, Robert (1973). the Sociology of Science: theoretical and empirical Investigations. Chicago, iL: University of Chicago Press.
- núñez JoVer, Jorge (1999). La ciencia y la tecnología como procesos sociales. Lo que la educación científica no debería olvidar. La Habana: Félix Varela. Disponible en: www.inder.cu/indernet/Provincias/hlg/documetos/textos/P%20S%20De%20LA%20 CienCiA%20Y%20LA%20teCnOLOGiA/P%20S%20De%20LA%20CienCiA%20 Y%20LA%20teCnOLOGiA.pdf.
- ordóñez, Javier, naVarro, Pablo y sánCHez ron, José Manuel (2004). Historia de la ciencia. Madrid: espasa-Calpe (Austral).
- partinGton, James Riddick (1945). Historia de la química. Buenos Aires: espasa-Calpe.
- poLino, Carmelo, López Cerezo, José Antonio, Fazio, María eugenia y CasteLFranCHi, Yurij (2006). «nuevas herramientas y direcciones hacia una mejor comprensión de la percepción social de la ciencia en los países del ámbito iberoamericano», en red iberoameriCana de indiCadores de CienCia y teCnoLoGía (riCyt), el estado de la ciencia. Principales indicadores de ciencia y tecnología iberoamericanos / interamericanos 2006, pp. 51-60.
- sánCHez ron, José Manuel (2007). el poder de la ciencia: historia social, política y económica de la ciencia (siglos xix y xx). Barcelona: Crítica.
- sCHierz, ernst R. (1931). «Liebig´s Student Days». Journal of chemical education, vol. 8, n.º 2, pp. 223-31.
- tWiGG, C. A. y tWiGG, M. V. (1973). «Centenary of the Death of Justus von Liebig». Journal of chemical education, vol. 50, n.º 4, pp. 273-74.
- VaCCarezza, Leonardo, poLino, Carmelo y Fazio, María eugenia (2003). «Medir la percepción pública de la ciencia en los países iberoamericanos. Aproximación a problemas conceptuales». revista Iberoamericana de ciencia, tecnología e Innovación, n.º 5. Disponible en: www.oei.es/revistactsi/numero5/articulo1.htm.
- VoGt, Carlos y poLino, Carmelo (orgs.) (2003). Percepción pública de la ciencia. resultados de la encuesta en argentina, brasil, españa y Uruguay. Campinas: Universidade estadual de Campinas (uniCamp) / Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de São Paulo (Fapesp).
- WooLGar, Steve (1991). ciencia: abriendo la caja negra. Barcelona: Anthropos.
- ziman, John (1986). Introducción al estudio de las ciencias. Los aspectos filosóficos y sociales de la ciencia y la tecnología. Barcelona: Ariel.