Validez factorial y fiabilidad de la versión española del Sport Imagery Ability Questionnaire (SIAQ)
- Arruza Gabilondo, Jose Antonio 1
- Gonzalez Rodríguez, Oscar 2
- Cecchini Estrada, Jose Antonio 3
- Fink Smith, Cristina 4
- 1 Departamento Psicosocial de la Real Sociedad de Fútbol (SAD)
- 2 Teskal, asesoramiento online S.L.
- 3 Facultad de Educación. Universidad de Oviedo.
- 4 HP Sports/ Philadelphia Union
ISSN: 1578-8423, 1989-5879
Argitalpen urtea: 2018
Alea: 18
Zenbakia: 1
Orrialdeak: 229-236
Mota: Artikulua
Beste argitalpen batzuk: Cuadernos de psicología del deporte
Laburpena
Esta pesquisa teve como objetivo encontrar evidências de valida- de e confiabilidade do questionário Sport Imagery Ability Questionnaire SIAQ (Williams e Cumming, 2011) em uma versão traduzida em espan- hol chamada «Cuestionario de Habilidad de Imaginería en el Deporte» (CHID, Cuestionário de Habilidade de Imagiologia no Deporte). O SIAQ é um questionário de 15 itens para avaliar cinco tipos de habilidades de imaginação de atleta diferentes: habilidade de imaginação, habilidade de capacidade de estratégia, habilidade de imagem de objetivo, habilidade de imagem de afeto e habilidade de imagem de domínio. O estudo consistiu de uma amostra de 360 atletas, 93 mulheres e 267 Homens, de diferentes esportes individuais e de equipe. Considerando o modelo teórico final de Williams e Cumming (2011), os pesquisadores realizaram uma análise de fatores confirmatória (CFA) que revelou um modelo de 5 fatores e 15 itens com evidência de validade. Realizou-se também uma análise de consistên- cia interna (alfa de Cronbach, confiabilidade composta e variância média extraída). Por fim, foi feita uma análise teste-reteste com um intervalo de tempo de um mês entre os dois. Em geral, o CHID que demonstra boa validade fatorial e confiabilidade interna.
Finantzaketari buruzko informazioa
Esta investigación se ha llevado a cabo gracias al patrocinio y financiación de Real Sociedad FUNDAZIOA.Finantzatzaile
- Real Sociedad FUNDAZIOA Spain
Erreferentzia bibliografikoak
- 1. Adegbesan, O. (2010). Analysis of Imagery Use as Predictors of Football Players´Sport Confdence. World Journal of Sport Sciences 3(1), 53- 58.
- 2. Arbuckle, J. (2009). Amos 18 User’s Guide. Crawfordville, FL: Amos Development Corporation. General Introductory SEM references.
- 3. Ato, M., López, J., y Benavente, A. (2013). Un sistema de clasifcación de los diseños de investigación en psicología. Anales de Psicología 29(3), 1038-1059.
- 4. Bentler, P. (1990). Comparative ft indexes in structural models. Psychological Bulletin, 109, 238-246.
- 5. Bentler, P. (2009). Alpha, dimension-free, and model-based internal consistency reliability. Psychometrika, 74, 137–143.
- 6. Byrne, B. (2010). Structural Equation Modeling with AMOS. Basics concepts, applications, and programming. Taylor & Francis Group: New York.
- 7. Campos, A. y González, M. (2010). Versión española del cuestionariorevisado de imagen del movimiento (MIQ-R): validación y propiedades psicométricas. Revista de Psicología del Deporte 2010, 19(2), 265-275.
- 8. Carretero-Dios, H. y Pérez, C. (2007). Normas para el desarrollo y revisión de estudios instrumentales: consideraciones sobre la selección de test en la investigación psicológica. International Journal of Clinical and Health Psychology, 7(3), 863-882.
- 9. Cecchini, J.A., Fernández-Losa, J.L. y Pallasá, M. (2016). La precisión del movimiento imaginado y la recpeción del balón en niños. Revista Internacional de Medicina y Ciencias de la Actividad Física y el Deporte, 16(62), 297-315.
- 10. Díaz, J., y Rodríguez, G. (2005). Intervención psicológica mediante rutinas de atención y concentración en un equipo de voleibol para mejorar la efectividad colectiva del saque. Cuadernos de Psicología del Deporte, 5(1), 219-230.
- 11. Filgueiras, A. (2016). Imagery for the improvement of serving in beach volleyball: a single case study. Revista Brasileira de Psicologia Do Esporte, 6(3), 57-76.
- 12. Gondar, J.E. (2002). Técnicas Estadísticas son SPSS:St. Modelado de Ecuaciones Estructurales. Madrid: Data Mining Institute.
- 13. González, M.A., Dopico, J., Iglesias, E., y Campos, A. (2006). Expertos y no expertos deportistas. Diferencias en imagen mental del movimiento. Cuadernos de Psicología del Deporte, 6 (2),5-10.
- 14. Hair, J., Anderson, R., Tatham, R., y Black, W. (1998). Análisis Multivariante 5ºEd. Prentice Hall Iberia: Madrid.
- 15. Hall, C. (1998). Measuring imagery abilities and imagery use. En J.L. Duda (Ed.), Advances in sport and exercise psychology measurement (pp.165–172). Morgantown, WV: Fitness Information Technology.
- 16. Hall, C.R., Buckolz, E., & Fishburne, G. (1992). Imagery and the acquisition of motor skills. Canadian Journal of Sport Sciences, 17, 19–27.
- 17. Hall, C. & Martin, K. (1997). Measuring movement imagery abilities: A revision of the Movement Imagery Questionnaire. Journal of Mental Imagery, 21, 143-154. 1 8. Hall, C., Mack, D., Paivio, A., & Hausenblas, H. (1998). Imagery use by athletes: Development of the sport imagery questionnaire. International Journal of Sport Psychology, 29, 73–89.
- 19. Hall, C., Rodgers, W., & Barr, K. (1990). Te use of imagery by athletes in selected sports. Sport Psychologist, 4, 1-10.
- 20. Isaac, A. (1992). Mental practice – Does it work in the feld?. Sport Psychologist, 6, 192-198.
- 21. Ji-Sun, HA, & Hoon, Cha Jung. (2016). A case study for routine training program to ameliorate server ate among collegiate female tennis players. Korean Society of Sport Psychology, 27(3), 25-41.
- 22. Kline, R.B. (2011). Principles and practice of structural equation modeling. Te Guilford Press: New York.
- 23. Lévy, J., Martín, M., Román, M. (2006). Optimización de estructuras de covarianzas. En J.P. Lévy y J. Varela (Eds). Modelización con Estructuras de Covarianzas en Ciencias Sociales. (pp. 11-30). España: Netbiblo.
- 24. Mardia, K.V. (1985). Mardia´s test of multinormality. En S. Kotz y N.L. Johson (Eds. In chief), Enciclopedia of statistical sciences (pp. 217- 221). Nueva York: Wiley.
- 25. Martin, K. A., Moritz, S. E., & Hall, C. (1999). Imagery use in sport: a literature review and applied model. Te Sport Psychologist, 13, 245- 268.
- 26. Munroe-Chandler, K., Hall, C., & Fishburne, G. (2008). Te relationship between imagery use and self-confdence and self-efcacy in youth soccer players. Journal of Sports Sciences, 26(14), 1539-1546. http://dx.doi.org/10.1080/02640410802315419
- 27. Murphy, S., Nordin, S.M., & Cumming, J. (2008). Imagery in sport, exercise and dance. En T. Horn (Ed.), Advances in sport and exercise psychology 3º Ed.( pp. 297–324). Champaign, IL: Human Kinetics.
- 28. Ramsey, R., Cumming, J., Edwards, M.E., Williams, S., & Brunning, C. (2010). Examining the emotion aspect of PETTLEP based Imagery and penalty taking performance in football. Journal of Sport Behavior, 33, 295–315.
- 29. Rial, A., Varela, J., Abalo, J., y Lévy, J. (2006). El análisis factorial confrmatorio. En J. P. Lévy, y J. Varela, (Eds.), Modelización con Estructuras de Covarianzas en Ciencias Sociales (pp. 119-144). España: Netlibro.
- 30. Roberts, R., Callow, N., Hardy, L., Markland, D., & Bringer, J. (2008). Movement imagery ability: Development and assessment of a revised version of the vividness of movement imagery questionnaire. Journal of Sport & Exercise Psychology, 30, 200–221.
- 31. Robin, N., Dominique, L., Toussaint, L., Blandin, Y., Guillot, A., & Le Her, M. (2007). Efect of motor imagery training on service return accuracy in tennis: the role of imagery ability. International Journal of Sport and Exercise Psychology, 2, 175-186.
- 32. Rodríguez, M., y Galán, S. (2007). Programa de entrenamiento en imaginería como función cognoscitiva y motivadora para mejorar el rendimiento deportivo en jóvenes patinadores de carreras. Cuadernos de Psicología del Deporte, 7(1), 5-24.
- 33. Sijtsma, K. (2009). On the use, the misuse, and the very limited usefulness of Cronbach’s alpha. Psychometrika, 74, 107–120.
- 34. Veraksa, A. & Gorovaya, A. (2012). Imagery training efcacy among novice soccer players. Procedia – Social and Behavioral Sciences, 33, 338-342.
- 35. Weinberg, R., y Gould, D. (2007). Visualización. En R. Weinberg y D. Gould (Eds). Fundamentos de Psicología del Deporte y del Ejercicio físico 4º Ed. (pp. 296-317). Madrid: Editorial Médica Panamericana.
- 36. Williams, S. E., & Cumming, J. (2011). Measuring athlete imagery ability: the Sport Imagery Ability Questionnaire. Journal of Sport & Exercise Psychology, 33, 416-440.
- 37. Williams, S.E., Cumming, J., Ntoumanis, N., Nordin, S.M., Ramsey, R., & Hall, C.R. (2012). Further validation and development of the Movement Imagery Questionnaire. Journal of Sport & Exercise Psychology, 34, 621-646.
- 38. Wothke, W. (1996). Models for multitrait-multimethod matriz análisis. En G.A. Marcoulides, y R.E. Schumaker (Eds.), Advanced structural equation modeling: Issues and techniques (pp. 7-56). Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum