Mediadores y mediadoras del aprendizaje. Competencias docentes en los entornos virtuales de aprendizaje.

  1. Menéndez Vega, Cristina 1
  1. 1 Universidad de Oviedo
    info

    Universidad de Oviedo

    Oviedo, España

    ROR https://ror.org/006gksa02

Journal:
Revista Iberoamericana de Educación

ISSN: 1681-5653 1022-6508

Year of publication: 2012

Volume: 60

Issue: 1

Pages: 39-50

Type: Article

DOI: 10.35362/RIE600442 DIALNET GOOGLE SCHOLAR lock_openOpen access editor

More publications in: Revista Iberoamericana de Educación

Sustainable development goals

Abstract

A figura docente está ligada à função de mediação social da aprendizagem. Esta mediação, que se dá sempre em um meio e em umas condições determinadas nas quais os processos se desenvolvem, requer determinadas capacidades. Pode-se supor, portanto, que estas capacidades serão diferentes quando as condições em que a aprendizagem se desenvolve se alterarem, como sucede nos meios virtuais de aprendizagem (eva). O artigo que nos ocupa, fruto de uma pesquisa sobre o que o alunado de um determinado eva associa a um bom desempenho da função docente, trata de identificar as competências mais relevantes para os docentes nestes novos meios.

Bibliographic References

  • Coll, César (2004). «Psicología de la educación y prácticas educativas mediadas por las tecnologías de la información y la comunicación: una mirada constructivista». Sinéctica. revista electrónica de educación, n.º 25. Disponible en: www.sinectica. iteso.mx/articulos/sin25/25_15.pdf, [consulta: octubre de 2012].
  • DelgaDo, Kenneth (2005). «Las plataformas en la educación a distancia», revista Iberoamericana de educación, 37/1. Disponible en: www.rieoei.org/deloslectores/1300Delgado.pdf, [consulta: 29 de julio de 2012].
  • MarCelo, Carlos y otros (2002). e-learning-teleform@ción. Diseño, desarrollo y evaluación de la formación a través de Internet. Barcelona: Gestión 2000.
  • Navarro Buitrago, Félix y otros (2003). e-Learning. Visión y tendencias. Albacete: Génesis XXi.
  • PelegríN, Carlos (coord.) (2003). e-Learning. Las mejores prácticas en españa. Madrid: Pearson educación.
  • roseNBerg, Marc J. (2002) e-learning. estrategias para transmitir conocimiento en la era digital. Bogotá: McGraw Hill.
  • saNtos, Arnaldo Manuel Pinto dos y raMos, Fernando Manuel dos Santos (2011). As tecnologias da comunicação no suporte a ambientes de eLearning e bLearning: o ambiente Formare em contexto de formação profissional. Universidade de Aveiro. Disponible en: http://hdl.handle.net/10773/4018, [consulta: 22 de mayo de 2012].