La percepción de las familias ante la animación hospitalariaestudio realizado en el hospital Materno-Infantil de Oviedo
- Bermúdez Rey, María Teresa 1
- Torío López, Susana 1
-
1
Universidad de Oviedo
info
ISSN: 1139-1723
Any de publicació: 2012
Títol de l'exemplar: Tiempos educativos, tiempos de ocio
Número: 20
Pàgines: 223-242
Tipus: Article
Altres publicacions en: Pedagogía social: revista interuniversitaria
Resum
Este artigo recolhe parte de um projeto de pesquisa patrocinado pela Universidade de Oviedo sobre a animação realizado na Ala de Pediatria do Hospital Materno-Infantil da capital das Astúrias cidade, pelo conhecido ONGs: Cruz Roja, Galbán, que só trabalha com pacientes com câncer de pediatria, voluntários da Fundação Caixa, que abre suas ciber-salas de aula para todas as crianças que estão no hospital, e SEDSolidariedade, Educação e Desenvolvimento. Nós, particularmente, referem-se a um inquérito dirigido a pais cujos filhos estavam no hospital sobre o uso do tempo livre desses pacientes e que inclui outras características tais como o uso de tempo livre, as pessoas que compartilham com ele, influência, dedicação e relacionamento com voluntários, efeitos de animação para os doentes, os pais e seus irmãos-se animação foi estendida a eles, bem como as características físicas que os hospitais e as enfermarias devem cumprir. A análise descritiva, exploratória e explicativa do estudo nos permite identificar a aprovação grande mostrada pelos pais da animação hospitalar realizado pela referida ONG e aponta suas conseqüências positivas. Estes resultados suportam a necessidade de profissionalizar a animação hospital, o que não significa desconsiderar a contribuição dos voluntários valioso. Em conformidade, as linhas gerais de ação são definidos.
Referències bibliogràfiques
- ASOCIACIÓN DE FAMILIAS DE NIÑOS CON CÁNCER DEL PRINCIPADO DE ASTURIAS (GALBAN) (2010). Recuperado de: http://www.galban.org
- BENAVIDES, G.; GONZALEZ, R.; TEVAR, M. P. & BARAHONA, A. (1997). Relation between satisfaction with health care and perception of the severity of illness in parents of children with cancer. 11th Conference of the European Healh Psychology Society. Bourdeaux.
- BERMUDEZ REY, M. T. (2006). La animación Hospitalaria. En V. Ventosa (Coord.), Perspectivas actuales de la Animación Sociocultural. Madrid: CCS, pp. 331-342.
- Bermudez Rey, M. T. (2007a). Os outros meninos hospitalizados: a óptica da animaçâo hospitalar. En J. Dantas, M. Vieites Y M. De Sousa (Coord.), Animaçâo, Artes y Terapias (pp.133-141). Ponte de Lima: Intervençâo-Associaçâo para a Promoçâo e Divulgaçâo Cultural.
- Bermudez Rey, M. T (2007b). A Animaçâo hospitalar. En A. Nunes, A. y M. De Sousa (Coord.), Animaçao sociocultural. Novos desafíos. Chaves: Associaçâo Portuguesa de Animaçâo e Pedagogía (APAP).
- Bermudez Rey, M. T. (2009). A Animaçâo hospitalar no contexto da Terceira Idade. En J. Dantas Lima Y M. DE Sosa Lopes (Coord.), Animaçâo Sociocultural na Terceira Idade. Chaves: Intervençâo-Associaçâo para a Promoçâo e Divulgaçâo Cultural, pp 249-257.
- Bermudez Rey, M.T. & Torio Lopez, S. (2007). El voluntariado y la animación hospitalaria. En M. Cid, Y A. Peres (Coord.), Educación Social, Animación Sociocultural y Desarrollo Comunitario (pp. 588-601). Universidad de Vigo Universidad de Tras os Montes e Alto Douro y Sociedad Iberoamericana de Pedagogía Social.
- CARDENAS RODRIGUEZ, R. & LOPEZ NOGUERO, F. (2005-2006). Hacia la construcción de un modelo social de la Pedagogía Hospitalaria. Pedagogía Social. Revista Interuniversitaria, 12-13, 59-70.
- COLOM, A.J. (1997). Teorías e Instituciones contemporáneas de la educación. Barcelona: Ariel Educación.
- CRUZ ROJA JUVENTUD (2007). Programa de Animación Hospitalaria. Oviedo: Cruz Roja Juventud Asturias.
- FERNANDEZ HAWRYLAK, M. (2000). La Pedagogía hospitalaria y el pedagogo hospitalario. Tabanque, 15, 139-150.
- Fundación “La Caixa” (2009). ciber@ulas hospitalarias. Retrieved from: http://wwwfundacio1.lacaixa.es.
- GONZÁLEZ JIMÉNEZ, F.E.; MACÍAS GONZÁLEZ, E. Y GARCÍA HERNÁNDEZ, F. (2002). La Pedagogía hospitalaria: reconsideración desde la actividad educativa. Revista Complutense de Educación, 13 (1), 303-365.
- GRAU RUBIO, C. Y ORTIZ GONZÁLEZ, C. (2001). La pedagogía hospitalaria en el marco de una educación inclusiva. Málaga: Ediciones Aljibe, S.A.
- LIZOSOÁIN, O. (2003). Los retos de la atención educativa: del alumnado hospitalizado o convaleciente en el siglo XXI. En AA.VV., Memoria de las IX Jornadas de Pedagogía Hospitalaria. Guadalajara: Federación Española de Niños Con Cáncer.
- LOPEZ NARANJO, I. Y FERNANDEZ CASTILLO, A. (2006). Hospitalización infantil y atención psico-educativa en contextos excepcionales de aprendizaje. Revista de Educación, 341, 553-577.
- MOIX, J. (Coord.). (2001). Situación actual del voluntariado hospitalario en España. Associació pel Voluntariat a Europa. Barcelona: Edivurtual Book, S.A.
- OCHOA LINACERO, B. (2002). Reflexiones en torno al voluntariado hospitalario en Navarra. Pedagogía Social. Revista Interuniversitaria, 9, Segunda Época, 41-52.
- PALOMO, M.P. (1995). El niño hospitalizado: características, evaluación y tratamiento. Madrid: Pirámide.
- QUILES, M. Y PEDROCHE, S. (2000). El papel de los padres en la preparación psicológica a la hospitalización infantil. En J. ORTIGOSA y F. MENDEZ (Eds.), Hospitalización infantil: Repercusiones psicológicas. Teoría y Práctica. Madrid: Biblioteca Nueva. 155-174.
- SERRADAS, M.; ORTIZ, M.C. Y DE MANUELES, J. (2002). Necesidad de asistencia educativa al niño hospitalizado. Enseñanza, 20, 243-258.
- SOCIEDAD ESPAÑOLA DE CIRUGÍA PEDIÁTRICA (2005). Derechos del niño hospitalizado. Retrieved from: http://www.secp.org
- SOLIDARIDAD, EDUCACIÓN Y DESARROLLO (SED) (2006). SED. Retrieved from: http://www.sed-ongd.org.
- VV.AA (2007). R Development Core Team R: A language and environment for statistical computing. Viena.