Identidad profesional, regulación y práctica de la Sociología y la Ciencia Política en España

  1. Alonso Domínguez, Ángel 1
  2. Blanco Fernández, Jacobo 2
  3. Gil de Gómez Pérez-Aradros, Carlos 3
  1. 1 Universidad de Oviedo
    info

    Universidad de Oviedo

    Oviedo, España

    ROR https://ror.org/006gksa02

  2. 2 Pragma Sociología Aplicada
  3. 3 Gobierno del Principado de Asturias
    info

    Gobierno del Principado de Asturias

    Oviedo, España

    ROR https://ror.org/05mj4yh71

Zeitschrift:
Revista Temas Sociológicos

ISSN: 0719-6458

Datum der Publikation: 2019

Titel der Ausgabe: Revista Temas Sociológicos

Nummer: 25

Seiten: 191-230

Art: Artikel

DOI: 10.29344/07196458.25.2168 DIALNET GOOGLE SCHOLAR lock_openDialnet editor

Andere Publikationen in: Revista Temas Sociológicos

Ziele für nachhaltige Entwicklung

Zusammenfassung

O artigo explora o exercício profissional da sociologia e das ciências políticas na Espanha, levando em consideração o processo de descentralização de seus conselhos profissionais, a regulação normativa e as estratégias aplicadas para aumentar sua presença, influência, poder, credibilidade e atrativo para os potenciais associados. A investigação resulta inovadora uma vez que o papel das associações profissionais como mecanismos reguladores tem sido amplamente teorizado, mas é pouco frequente a utilização de metodologia empírica para abordar a questão. O estudo está centrado, em primeiro lugar, na discussão estratégica sobre as profissões; em seguida é revisada a normativa e, finalmente, o fenômeno é explorado a partir das respostas de um questionário dirigido aos representantes das diretorias dos conselhos territoriais. Da análise empírica obtemos algumas conclusões importantes sobre a instabilidade e insegurança que enfrentam a sociologia e as ciências políticas e as dificuldades para alcançarem um maior desenvolvimento e penetraçãoprofissional. As soluções aportadas desde a perspectiva dos atores se encontram muito polarizadas entre os que defendem o estabelecimento de espaçosinterdisciplinares com campos profissionais próximos e os que consideramque é necessária uma corporatização forte.

Bibliographische Referenzen

  • Citas Abbott, A. (1988). The system of professions: An essay on the division of expert labor. Chicago: The University of Chicago Press. Disponible en: https://doi.org/10.7208/chicago/9780226189666.001.0001
  • Almond, G. (1999). Mesas separadas: escuelas y corrientes en las ciencias políticas. En G. Almond (Ed.), Una disciplina segmentada. Escuelas y corrientes en las ciencias políticas (pp. 39-62). México D.F.: Fondo de Cultura Económica.
  • Alonso-Domínguez, Á., Eguren, N. & González Fernández, A. (2016). La sociología como profesión: Estrategias de potenciación de la profesión sociológica en el Principado de Asturias. Revista Española de Sociología, 25(3), 171-188. Disponible en: http://dx.doi.org/10.22325/fes/res.2016.13
  • Anteproyecto de Ley de Servicios y Colegios Profesionales, Gobierno de España, Ministerio de Economía y Empresa. (2013) Disponible en: http://www.mineco.gob.es/stfls/mineco/prensa/ficheros/noticias/2013/130802_APLSCP_2_agosto.pdf
  • Ashforth, B., Rogers, K. & Corley, K. (2011). Identity in organizations: exploring cross-level dynamics. Organization Science, 22(5), 1144-1156. Disponible en: https://doi.org/10.1287/orsc.1100.0591
  • Barbour, J. & Lammers, J. (2015). Measuring professional identity: a review of the literature and a multilevel confirmatory factor analysis of professional identity constructs. Journal of Professions and Organization, 2(1), 38-60. Disponible en: https://doi.org/10.1093/jpo/jou009
  • Blois, J. P. (2014). Mercado, opinión pública y sociología en Argentina. Nómadas (Col), (41), 115-129.
  • Blois, J. P. (2015). La institucionalización y profesionalización de la sociología en Brasil y Argentina. Formación, organización e intervención de los sociólogos. Estudios Sociológicos, 33(99), 633-658. Disponible en: https://doi.org/10.24201/es.2015v33n99.1393
  • Blois, J. P. (2017). La sociología como profesión en Argentina desde mediados del siglo XX. Cadernos de Pesquisa, 47(165), 938-962. Disponible en: https://doi.org/10.1590/198053144638
  • Bolívar, A., Gallego, M. J., León, M. J. & Pérez, P. (2005). Políticas educativas de reforma e identidades profesionales: el caso de la educación secundaria en España. Archivos Analíticos de Políticas Educativas, 13(45), 1-51. Disponible en: https://digibug.ugr.es/bitstream/handle/10481/53068/artículo_redalyc_275020513045.pdf?sequence=1&isAllowed=y
  • Bourdieu, P. (2002). Campo de poder, campo intelectual. Buenos Aires: Montressor Jungla Simbólica.
  • Brint, S. (1990). Rethinking the policy influence of experts: From general characterizations to analysis of variation. Sociological Forum, 5(3), 361-385. Disponible en: https://doi.org/10.1007/BF01115092
  • Bulcourf, P. & Vázquez, J. C. (2004). La ciencia política como profesión. PostData: Revista de Reflexión y Análisis Político, (10), 255-304.
  • Constitución española. (1978). Disponible en: http://www.congreso.es/consti/
  • Cotarelo, R. (1994). Ciencia política y de la administración. En R. Reyes (Ed.), Las ciencias sociales en España: Historia inmediata, crítica y perspectivas. Madrid: Editorial Complutense.
  • Domínguez-Amorós, M. & Gómez-Yáñez, J. A. (2016). Formación y competencias en la profesión del sociólogo/a. Revista Española de Sociología, 25(3), 17-43. Disponible en: https://doi.org/10.22325/fes/res.2016.6
  • Fernández-Esquinas, M. (2016). La profesión sociológica en el siglo XXI: Estrategias para potenciar la situación de la sociología en el mercado de trabajo. Revista Española de Sociología, 25(3), 213-224. Disponible en: http://dx.doi.org/10.22325/fes/res.2016.16
  • Fernández Alcalde, J. B. (2010). La sociología no existe: Manifiesto o egiptización profesional. Intersticios. Revista Sociológica de Pensamiento Crítico, 4(2), 5-27. Disponible en: http://www.intersticios.es/article/view/6240/4344.
  • Forni, P. y Nardone, M. (2007). ¿Cómo generar capital social en contextos de exclusión?: Experiencias de organizaciones comunitarias y sus redes sociales. Revista Temas Sociológicos, (12), 169-199.
  • Freidson, E. (1983). The theory of the professions: the state of the art. En R. Dingwall & P. Lewis (Eds.). The sociology of the professions: Lawyers, Doctors and Others. London: Macmillan. Disponible en: https://doi.org/10.1007/978-1-349-16979-5_2
  • Gildo de la Cruz, G. (2007). Alternativas en la complejidad de la estructura social: El caso de la conformación y apropiación de capital social en el Estado de Colima, México. Revista Temas Sociológicos, (12), 121-143. Disponible en: https://doi.org/10.29344/07196458.12.220
  • Gómez-García, R. (2010). Variables en la profesionalización del trabajo social. Zerbitzuan, (48), 87-95.
  • Greenwood, R., Suddaby, R. & Hinings, C. R. (2002). Theorizing change: The role of professional associations in the transformation of institutionalized fields. Academy of Management Journal, 45(1), 58-80. Disponible en: https://doi.org/10.5465/3069285
  • Guilló, C. & Santiago, P. (2016). Asociacionismo en entidades profesionales y científicas de la sociología. Revista Española de Sociología, 25(3), 115-136. http://dx.doi.org/10.22325/fes/res.2016.10
  • Ley 2/1974 sobre Colegios Profesionales. Boletín Oficial del Estado, Madrid, España, 13 de febrero de 1974. Disponible en: https://boe.es/buscar/act.php?id=BOE-A-1974-289.
  • Ley 25/2009 de modificación de diversas leyes para su adaptación a la Ley sobre el libre acceso a las actividades de servicios y su ejercicio. Boletín Oficial del Estado, Madrid, España, 22 de diciembre de 2009. Disponible en: https://www.boe.es/diario_boe/txt.php?id=BOE-A-2009-20725.
  • Machuca, A. (2008). La identidad profesional de los sociólogos (Tesis de Maestría, Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales, sede México, México D. F., México).
  • Maijoor, S. & van Witteloostuijn, A. (1996). An empirical test of the resource-based theory: Strategic regulation in the Dutch audit industry. Strategic Management Journal, 17(7), 549-569. Disponible en: https://doi.org/10.1002/(SICI)1097-0266(199607)17:7<549::AID-SMJ827>3.3.CO;2-I
  • Martín Aranaga, I. (2019). Las representaciones sociales sobre el oficio/profesión de sociólogo/a de las personas jóvenes tituladas en sociología en el País Vasco. Comunicación presentada en el XIII Congreso Español de Sociología, Valencia, España.
  • Nolin, J. (2008). In search of a new theory of professions. Science for the professions. Report No. 4. University of Borås. Disponible en: http://hb.diva-portal.org/smash/get/diva2:883755/FULLTEXT01.pdf
  • Oliveira, A. (2019). O Ensino de Sociologia em Santa Fé (Argentina): Algumas Pistas Comparativas com o Caso Brasileiro. Revista TOMO, (34), 393-418. Disponible en: https://doi.org/10.21669/tomo.v0i34.9717
  • Real Decreto 1837/2008 por el que se incorporan al ordenamiento jurídico español la directiva 2005/36/CE, del Parlamento Europeo y del Consejo, de 7 de septiembre de 2005, y la directiva 2006/100/CE del Consejo, de 20 de noviembre de 2006, relativas al reconocimiento de cualificaciones profesionales, así como a determinados aspectos del ejercicio de la profesión de abogado. Disponible en: http://noticias.juridicas.com/base_datos/Admin/rd1837-2008.t1.html
  • Scott, W. R. (2008). Lords of the dance: Professionals as institutional agents. Organization Studies, 29(2), 219-238. Disponible en: https://doi.org/10.1177%2F0170840607088151
  • Sigalat, E. (2016). La situación de los sociólogos españoles en el sector privado: Implicaciones para la práctica y el desarrollo profesional. Revista Española de Sociología, 25(3), 95-114. Disponible en: https://doi.org/10.22325/fes/res.2016.9
  • Torini, D. (2012). Formação e identidade profissional: a trajetória de egressos de Ciências Sociais (Tesis de Maestría, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil).
  • Wilensky, H. L. (1964). The professionalization of everyone? American Journal of Sociology, 70(2), 137–158. Disponible en: https://doi.org/10.1086/223790